sexta-feira, 26 de outubro de 2007

Par Ideal

Como explicar ao certo o que é uma conversa proveitosa para mim... Houveram tempos em que eu achava que bom mesmo era falar de assunto complicado, que incentivasse a mente a dar resoluções para problemas sociais, culturais, filosóficos, políticos, econômicos, e de toda a sorte de coisas humanas, sempre levando em conta um contexto crítico, que procurasse ter um novo ponto de vista sobre tudo aquilo que havia tanto sido falado por tanto tempo e por tantas pessoas; não por nada, apenas por que pensar igual me estafa. Isso tudo me exaltava, me sentia ótimo por estar discutindo temas nobres mesmos, e não apenas consequências da vida, mas sim as causas, e o como pensar e racionalizar os efeitos... Aí também ficava todo cheio de si em falar de mim, e ouvir a pessoa falando de si, sempre procurando igualdades e diferenças. Interesses pessoais mesmo, saber tudo que a pessoa ama e expor meus amores, sempre me interessei por pessoas, procurando no fundo igualdades, mas adimirando muito mais as diferenças que na química incerta e subliminar das relações resultava em amizade. Também gostava muito de sonhar, criar mundos e realidades perfeitas e blazés aonde tudo dava certo e cada um tinha simplesmente tudo que podia; praticamente fazer o tópico de antes mas expondo almejos. Porém em todas essas conversas, relações, acasos, encontros, desencontros, eu só recordo mesmo das conversas que tinha com uma pessoa... E eram as melhores... Mas o mais engraçado é que propriamente, conversavamos sobre tantas coisas e sobre todas essas que não houve uma que me marcou como é com as outras pessoas... Todas ficaram tão gravadas em minha alma que não precisam nem ser memorizadas para que superassem. Acho que no final das contas, por mais que algo dentro de nós procure sempre algo mais ou algo além das pessoas, o que vale mesmo são nossas almas... Quando elas conversam, nada mais importa. Agora quando são as bocas que falam, elas só falam, mas não mudam o que já está escrito dentro de cada um de nós. Quando os quereres dão lugar aos sentimentos, você e a pessoa são um só. Na minha constante procura por pessoas que realmente fizessem meu interior vibrar ao conhece-las, jamais me confundi ao ver que estava frente a alguém que se mostrava especial de alguma forma para mim. Mas como acho que alma é a composição das caracteristicas que você tem, uma das que mais adimiro nas pessoas é a compreensão e aceitação. É o saber que, mesmo que a outra pessoa discorra algo que você nega totalmente dentro de si, a sua opnião deve sempre prevalecer para si, e não para a pessoa... São aqueles raros momentos das relações de hoje em dia aonde você não suspende seu juízo, mas eleva ele sobre o da pessoa e apenas descarta os conceitos do outro, ou mesmo adiciona a lista de conceitos inválidos, e segue adiante com um 'notável', ou 'se você pensa assim...'. Discutir é ótimo, mas em certos momentos os egos se chocam e não vale a pena em prol do bem estar entre as pessoas seguir adiante com a desavença. E isso é tão raro de se achar... Eu achei um dia, em uma pessoa, e isso definitivamente não se achar o certo sempre, é simplesmente saber o momento aonde não vale a pena prejudicar os laços por um entrave argumentativo... As pessoas sempre exigem que você pense como elas, mas isso simplesmente não é possível... Cada qual é único em sua composição. Quero alguém assim denovo para mim... O caráter da pessoa é sólido, seus valores são verdadeiros e não precisam ser postos em discussão, a pessoa realmente ama o que pensa, tem fé, e não permeia num mundo de dúvidas e argumentações. O faz por mera contemplação do outro, e não por opção. A opção das pessoas assim e ser ela mesma, e não achar que o seu ser é superior ao dos outros, apenas é diferente, e a pessoa aceita e entende isso. Essa pessoa que citei foi assim comigo algumas vezes, mas tentei tanto força-la a ser eu por ego grande demais, mesmo vendo que já erámos um só, que perdi o valor que essa aceitação entre os egos tinha para a relação. Isso é se entender. Ninguém se entende nos dias de hoje, as pessoas e seus ideiais se tangenciam, entram em rivalidade e se perdem... Se aturam... Pois seus egos jamais vão aceitar as imperfeições que os outros sempre terão. Então todos vivem numa tensão perpétua. E um dia tive alguém que eu sentia que não precisava aturar os defeitos, pois os defeitos da pessoa eram agradáveis, os dois aceitavam as imperfeições do outro e entendiam que eram meras circunstâncias, atitudes mal elaboradas, coisas do acaso do ser; mas como eu disse, tornei meus defeitos que sim eram aceitos, por um jeito insuportável... Tudo minha culpa. Mas quem sabe, no fundo, lá no fundo, essa pessoa também entenda que, por mais que seu ego forte como o meu não aceite tudo que sofreu, e ainda mesmo que o meu ego queira ter essa resposta, ambos sabem que são e foram um só, que sim, se entenderam.

Nenhum comentário: